Graduações

Nosso sistema de graduação na Abadá-Capoeira tem como referência a natureza. Cada cor predominante representa um elemento da natureza, com características distintas, assim cada corda relaciona-se com um elemento da natureza e recebe no seu uso a importância dos reinos vegetal, animal e mineral.

Iniciante

Crua: Cor neutral. Dada para iniciantes na Capoeira, o cor "cru" significa que são capoeiristas que não tem conhecimento nenhum.

Aluno

Crua-Amarela: Transformação. É a primeira corda, que recebe o aluno durante o batizado, será quando entre no mundo da capoeira, com um apelido pelo qual ser´ conhecido.

Amarela: "O Ouro" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.

Amarela-Laranja: Transformação.

Laranja: "O Sol" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.

Laranja-Azul: Transformação. Aqui os capoeiristas se preparam para o título de Graduado (corda Azul), que significa que eles podem aprender a ensinar, eles ajudam alunos iniciantes a aprender seus primeiros passos.

Aluno Graduado

Azul: "O Mar" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer. É aqui que o aluno recebe sua graduação na institução Abadá-Capoeira.

Azul-Verde: Transformação.

Verde: "A Floresta" - Significa um dos pulmões do mundo. É nessa graduação que se concentra todo o trabalho. É a solidificação do aprendizado.

Verde-Roxa: Transformação. É desta graduação que sairá a continuação o alicerce da Abadá-Capoeira.

Instrutor

Roxa: "A Ametista" - É reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da Abadá-Capoeira.

Roxa-Marrom: Transformação.

Professor

Marrom: "O Camaleão" - É a corda que caracteriza o estilo da Abadá-Capoeira, do Mestre Camisa.

Marrom-Vermelha: Transformação. É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestres da Abadá-Capoeira.

Mestrando

Vermelha: "O Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.

Mestre

Vermelha-Branca: Transformação. É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da Abadá-Capoeira, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da Abadá-Capoeira. Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.

Grão-Mestre

Branca: "O Diamante" - É o mineral, que reflete todas as cores. É o mais duro e resitente minério. É dele que todo o sistema Abadá-Capoeira se sustenta, para a preservação dos seus ideais. É no branco que todas as cores se reunem. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmesa de propósitos que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos. Só haverá um Grão-Mestre na Abadá-Capoeira. Todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos da Abadá-Capoeira.

ABADÁ-CAPOEIRA

Abadá-Capoeira

More Info »

Filosofia

More Info »

Zumbimba

More Info »

Sistema Graduação

More Info »

Mestre Camisa

More Info »

Mestres

More Info »

Mestrandos

More Info »

Prof. Marrom-Vermelha

More Info »

Prof. Marrom

More Info »

Instr. Roxa-Marrom

More Info »

Instr. Roxa

More Info »